deboxe

Thursday, August 06, 2009

O que é ser atriz

Outro dia, enquanto caminhava pela rua, me perdi dos meus pensamentos. Numa ruptura disso, me dei conta que subia a Augusta a pé, e não mais que de repente preguei olho no olho. Na hora pensei :Olha, aquela atriz! E outra nuvem de pensamentos me passaram.
Lembrei de uns programas de tv e do rosto dela mais novo, que acabara de me despertar tão gostosas sensações. Me senti tão próxima dela, mas não conseguia lembrar o que ela fazia que eu gostava tanto. Era muito familiar, mas não havia nenhuma vaga lembrança. Só a impressão de que ela era próxima, muito próxima.
Lembrei de músicas bregas, de umas danças que eu fazia com a minhas primas em frente ao espelho, isso já era anos 80, salvo engano. Foi um turbilhão de emoções no túnel do meu tempo, só meu, e o rosto daquela moça, beirando seu quarenta e poucos, perguntando a mim mesma: Como ela se chama? Quem é mesmo essa atriz? Minutos depois: Puta merda, quem é essa atriz? Será que foi ela que fez aquela novela com aquele cara...? Meus Deus! quanto tempo queimei meus neurônios com essa dúvida atroz. Mas, ela ficou lá. E, pensei comigo: O que será que ela fez esse tempo todo? Desistiu da profissão, casou, é mãe solteira? Queria tanto saber... Logo em seguida, me apeguei as lembranças todas que ela me proporciou. Lembrei de tanta coisa que tava esquecida que não me ocorria mais pensar nela, só nas minhas recordações de infância. Nossa! Quanta coisa aconteceu..., mal falo com as minhas primas direito hoje!
Outro dia, estou numa loja e quem entra? POis é... não é o acaso, não. Era o destino. Assim como eu, ela estava comprando um presente para alguém. E aquela voz era tão familiar.. Já, já você lembra quem é... fica tranquila! Ela estava bem melhor do que da outra vez, parecia até mais moça, mas sem sombra de dúvidas era ela!
Quase me aproximo involuntariamente para comentar alguma coisa. Esqueci o que queria ver na loja e fiquei com as antenas ligadíssimas no papo alheio, o que eu adoooro. Agora descobro quem ela é.
- "A senhora quer ver alguma coisa?" me pergunta a vendedora. Desculpa, mas posso te perguntar uma coisa, de verdade... essa moça não é aquela atriz...?
Não, gata, não faça isso consigo mesma. Não vai dar uma dessas, que brega! Não fala nada, pelo amor de Deus.
Mas, sabe o quê que é? me dirigindo a própria atriz, quase que minha amiga...Eu te vi outro dia e fiquei com essa pergunta na cabeça.. como é mesmo...?
Não! isso é pior que tudo. Você nem é fã dela... desse jeito, vai acabar com o dia da pobre atriz e, ainda por cima, ouvir uma resposta bem esnobe, era o que eu faria se alguém não me reconhecesse depois de reavivar tantas lembranças boas na sua vida, de te reportar ao tempo em que dançava em frente ao espelho com suas primas....
- Panatanal!
Alguém falou essa palavrinha mágica. Estava no provador e pensei: Nossa, nunca fui ao Pantanal e nem pretendo...
Pantanal? A novela, sua burra!
Juro, juro por tudo que não vi esse monstro sagrado que mudou os paradigmas da teledramaturgia brasileira. Não é incrível que a tal atriz tenha sido protagonista da novela Pantanal, fez par romântico com Marcos Palmeira e eu nunca vi nada disso???
Toda a atriz tem isso...te passa emoção, te transporta para lugares tão conhecidos mesmos sem você ter nunca vivenciado aquela experiência. Pantanal existe dentro de mim, minha gente! Nào, não é nada disso, no meu caso, toda atriz desperta sua feminilidade, seu sex appel, te colcoa no seu verdadeiro papel de mulher. Toda atriz exerce essa função, quer queira ou não, um dia vc vai reconhecer muita coisa vivida ao ver alguém que viveu uma história sem ser sua, mas por você. E, por fim, toda atriz e a história que ela representa te faz viajar no tempo, te faz reviver momentos.
Coadjuvante diz: -Querida, adorei o Pantanal, não perdi nenhum capítulo, nem na reprise.
(perde-se em pensamentos) e prossegue: Seu papel mudou tanta coisa na minha vida....

Coadjuvante dirige-se para a Personagem Central e afirma seguramente: Vou ligar para as minhas primas a-go-ra!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home