deboxe

Thursday, April 03, 2008

Bolo de Nozes e Pavê de Chocolate

Há tempos que não escrevo no blog e com isso constatei que a minha vontade de escrever muitas vezes vem da necessidade de expulgar uma dor. Ultimamente, as boas histórias, especialmente as engraçadas para mim, são gostosas de ser contadas ao redor dos amigos, em clima de celebração. Elas não tem fim e se coisa tá animada, a gente começa até inventar... cria detalhes, lembra de impressões que tivemos e exagera na dose...Confesso que minto descaradamente para ter uma boa história a ser contada. Perco o amigo, mas não perco a piada. Coisas desse tipo.
Desde que me casei (sempre que escrevo ou falo sobre o tema tenho necessidade de explicar... bom, mas , enfim, o assunto serve para outra pauta) minha vida anda muito mais agitada do que eu imaginava que fosse possível e estou muito, muito, muito feliz.Não há outra definição para essa fase da vida. Se sinto alguma coisa diferente disso ou até o oposto, especialmente em dias de TPM, é justamente por não saber lidar com tanta felicidade, vinda tão de graça... ( coisa para um divã mesmo!) Esse é meu estado de espírito.
Assim, ao constatar que não posto no meu blog há mais de um ano, conclui que as boas histórias e os encontros com os amigos têm sido tão frequentes que não sobra tempo para escrever, minto, dá uma preguicinha....
Mas, fui sucumbida por uma dor. Na verdade, um golpe do destino: a ida da Jô para Bahia.
Fiquei feliz por ela, como não poderia ser diferente, só que nem consegui externar nada. A notícia foi dada dias depois dela ter tomado a decisão e percebi que isso foi um certo cuidado comigo. A Jô tem consciência que esse tipo de informação tem seu peso... Não me senti mulher traída que é a última a saber, fiquei de luto. Espero, do fundo do âmago do meu ser, que além desse cuidado, o fato dela não ter informado abertamente que ia nos deixar deve-se a dúvida, que aperta seu coração.
Na carteira de trabalho há o registro de cozinheira há quatro meses. Mas, a Jô é muito mais que isso... Ela deixa minha casa e minhas roupas perfumadas e arrumadas, prepara com todo carinho as já famosas tortas e jantares para que eu receba meus amigos sem ter que me preocupar com nada, só com as boas histórias a serem contadas....
A primeira vez que meu marido me chamou para almoçar, à época em que só éramos "colegas de trabalho", degustei da comidinha caseira super despretensiosa dela e já fui fisgada pelo estômago. Será que foi assim que me apaixonei por ele? Através dela??? Na minha festa de "casamento", de celebração com as famílias e amigos, os quitutes tão comentados foram preparados pela Jô. A minha relação com ela vem daí. Até em tempos de regime o que ela faz é sensacional. Quando disse que só podia comer frutas, ela preparou um prato lindo, todo decorado com as frutas mais coloridas.
Minha vida sem a Jô com certeza proporcionará muitas e muitas postagens.... Baiana, de falar suave, com tempo todo seu e muito mais que uma secretaria da boa administração do lar, a Jô vai deixar saudade em todos que experimentaram do seu tempero.
As sobremesas mais solicitadas são o Bolo de Nozes e o Pavê de Chocolate. E, como as coisas boas da vida, não só as histórias, merecem ser divididas, deixo também dessa forma um pouquinho mais da Jô registrado comigo.

Bolo de Nozes
1 massa de bolo pronto ( baunilha)
1 cx de pudim de caramelo
1 cx de creme de leite
4 ovos
½ xic de óleo
½ xic de manteiga
bater tudo na batedeira triturar 1 xic de nozes com 1 colher de sobremesa de canela e 5 de açúcar. Acrescentar na forma (untada e polvilhada onde está a massa do bolo) metade das mistura triturada como recheio e a massa. Colocar o restante da mistura como cobertura. Deixar no forno médio por 30 min.

Pavê de Chocolate
1 pacote de biscoito de Champagnhe
1 lata de leite moça
1 lata de creme de leite sem soro
4 ovos
1 copo de leite
2 colheres de Nescau
8 colheres de açucar
colocar os biscoitos num pirex e embeber com o copo de leite e as colheres de Nescau, sem deixar o leite ficar embaixo para não endurecer. Fazer um mingau com a lata de leite moça, as 4 gemas e mais leite na qtde da lata de leite moça. Ir para o fogo até levantar fervura para depois despejar no pirex com os biscoitos. Bater na batedeira as claras em neve, qdo estiver bem firme, ir acrescentando as 8 colheres de açúcar. Bater bastante para então colocar o creme de leite se soro e mexer tudo com colher de pau até as claras se envolverem na massaroca... Ao final, colocar como a terceira camada no pirex com os biscoitos e deixar no freezer para comer.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home